O Cruzeiro de Paulo Pezzolano é marcado pela estabilidade. Um time que joga bem na grande maioria dos compromissos e que, mesmo quando não tem atuações tão boas, dificilmente perde. Por isso, vive a maior invencibilidade já construída pelo clube no Brasileirão de pontos corridos.
São 14 jogos sem perder, com oito vitórias e seis empates pelo caminho recente. O último triunfo, sobre o Vasco, deu o recorde ao time de Pezzolano, que superou o Cruzeiro de Mano Menezes. Em 2015, foram 13 rodadas sem perder, na reta final do Brasileirão.
À época, o time conseguiu aquela arrancada, liderado por Willian do Bigode, e escapou do rebaixamento. No início da série invicta, o Cruzeiro estava na 14ª colocação, a dois pontos do Z-4. Graças à sequência positiva, terminou em oitavo, mais perto do G-4 do que da zona de rebaixamento.
O time bicampeão brasileiro, em 2013 e 2014, embalou 12 rodadas sem perder em cada um dos anos. A equipe de 2003 ficou os nove primeiros jogos sem perder, além de ter engatado, em dois outros momentos da competição, oito vitórias consecutivas.
A arrancada de 2022 confirmou o acesso e deixou o time muito perto de conquistar também o título da Série B. A taça pode chegar na próxima rodada, em caso de vitória sobre a Ponte Preta e derrotas de Grêmio e Bahia no complemento das partidas.
E, para ser campeão sem depender de resultados, o Cruzeiro precisa de duas vitórias. Se conquistá-las nas duas próximas rodadas, contra Ponte Preta e Ituano, conseguirá a taça no 33º compromisso da competição. Isso fará com que o time bata o recorde do Corinthians, que em 2008 subiu na 34ª rodada. Ou seja, com cinco jogos de antecipação.
Fonte: GE