Com títulos em todas as competições de base disputadas em 2022, Endrick pode mirar outros feitos, agora no profissional do Palmeiras. Caso seja relacionado mais uma vez por Abel Ferreira, ele terá nova oportunidade de colocar seu nome na história do clube.
Endrick completou 16 anos em 21 de julho deste ano. Ele tem idade para ser o atleta mais jovem da história palmeirense a participar de um jogo e a marcar pelo profissional do Verdão. Os recordes atualmente pertencem ao ídolo palestrino Heitor e ao atacante Vinicius, hoje no Goiás.
Vinicius entrou em campo pelo Palmeiras no dia 24 de março de 2010. Ele participou do empate por 2 a 2 com o Rio Branco quando tinha 16 anos, sete meses e 21 dias. Heitor marcou pelo Palestra Italia na goleada por 4 a 1 contra a Associação Atlética das Palmeiras em 3 de dezembro de 1916 quando tinha 16 anos, 11 meses e 14 dias.
Antes, o clube considerava Juliano como o artilheiro mais jovem da história (ele marcou contra o Nacional do Uruguai em 1998 quando tinha 16 anos, 11 meses e 23 dias), mas documentos descobertos pelos historiadores palmeirenses fizeram Heitor ocupar o posto.
Caso seja relacionado para o confronto contra o Atlético-MG, Endrick terá na quarta-feira 16 anos, dois meses e sete dias.
Se não for aproveitado por Abel Ferreira em Belo Horizonte, o atacante terá ainda mais cinco meses para virar o jogador mais jovem a vestir a camisa da equipe profissional do Palmeiras e mais nove meses para virar o mais jovem a marcar um gol pelo clube.
Campeão de tudo
Na atual temporada, Endrick venceu todas as competições disputadas. Pelo Verdão, conquistou a Copa São Paulo, a Copa do Brasil Sub-17 e o Campeonato Brasileiro Sub-20. Pela seleção brasileira sub-17, venceu o Torneio de Montaigu, na França. Ele marcou em todas as decisões e agora mantém a calma à espera de uma oportunidade com Abel.
– Eu sou um garoto muito tranquilo. Não gosto de festas… Gosto de ficar na minha. Aprendi com os erros dos outros. É o que a minha mãe fala, para aprender com os erros dos outros, eu não sou todo mundo… Sempre fico na minha. Cabeça tranquila, pés no chão e muita humildade. Já vi pessoas que perderam a cabeça, e eu tenho pai e mãe muito bons, meu irmãozinho que me faz acreditar, que me faz ter energia todo dia. Sempre que me levanto, tenho uma imagem dele no meu quarto. Tenho ambição e quero estar ganhando, mas sempre com humildade – disse o jovem palmeirense, no último domingo, após a vitória contra o Corinthians na final do Brasileiro Sub-20.
No total, Endrick tem 30 jogos, 25 gols e quatro assistências pelas equipes sub-17 e sub-20 do Palmeiras e pela seleção brasileira em 2022. Em finais, foram sete gols em cinco partidas. Além do Brasileirão com o time profissional, o atacante pode disputar nesta temporada o Paulistão Sub-20 e a Copa do Brasil da categoria.
Fonte: GE